Projeto ciberespaço – facilitador de inclusão

  • 0

Projeto ciberespaço – facilitador de inclusão

Category : Informações

Com a evolução tecnológica nestas últimas décadas podemos afirmar que a tecnologia deve estar ao serviço de todos independentemente da idade. A utilização de meios informáticos é uma realidade em todas as casas e os mais idosos vêem-se confrontados com uma nova realidade que lhes parece inatingível. Contudo não há idade para aprender. É importante não parar no tempo e buscar outras formas de distração e de interação com o mundo.

Nesta aldeia global informatizada é fundamental aprender a usar as ferramentas informáticas e descobrir como utilizá-las. Para conhecer e reencontrar pessoas, estudar, conhecer locais e culturas diferentes, para realizar compras… A informática permite derrubar barreiras de distância, de isolamento. Ficar distante de um mundo de oportunidades e interação tecnológica só porque se é idoso não é uma opção!

Com o Projeto Ciberespaço procuramos encurtar essa distância de conhecimentos.

Para a concretização do projecto a AURPIA pretende utilizar uma sala actualmente usada como sala dos colaboradores que necessita apenas de ser dotada de equipamento informático.Pretende-se adquirir diverso material informático (PCs, secretarias, impressora,etc.) de forma a permitir que se possa instalar, para já, a capacidade para 3 postos de utilização, prevendo-se posteriormente, de acordo com as necessidades e a adesão, aumentar o número de postos.

O projeto visa proporcionar um espaço destinado aos utentes e à comunidade para acesso a cursos de iniciação à informática ou apenas de utilização dos meios informáticos disponibilizados pelo Ciberespaço. Os cursos serão promovidos com acordos de parceria de divulgação do projeto com Instituições locais encontrando-se já assegurado um formador credenciado na área de informática (com CAP). Nas sessões pretende-se que os idosos e outros utilizadores aprendam a utilizar ferramentas como o Word, o PowerPoint, a Internet, o Correio eletrónico, o Skype e as Redes Sociais. Estes últimos estimulam a comunicação com familiares e amigos separados pela distância sendo mais uma forma de combater o isolamento social.

O Ciberespaço destina-se aos utentes do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário em regime gratuito. A população em geral poderá de igual modo usufruir do espaço em regime de pagamento de uma taxa simbólica por hora de utilização ou uma taxa de inscrição nos cursos de iniciação à informática como via de auto sustentar a manutenção do projeto.